Santa Casa de Misericórdia de Jacareí

Category: Prédios Históricos Comments: Não há comentários

santa casa de jacareí - 1950

Santa Casa de Misericórdia de Jacareí – 1950

Há muito tempo tenho como hobby escarafunchar as histórias da nossa cidade. Como é um passatempo, minhas fontes de informação são os livros, jornais e, muito frequentemente, a internet. Recentemente, porém, mantive um contato mais próximo com o objeto de estudo: a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí. Esta aproximação me fez repensar minhas atitudes, me posicionar diante de uma situação e colocar em ação uma campanha de ajuda ao hospital. Apesar de pequena, choveram críticas e pingaram apoios. Este post tornou-se, portanto, uma pedra no meu sapato e passou por diversos ajustes. Foi realmente difícil recontar a história sem deixar margens para embates políticos. Confesso que às vezes falhei neste aspecto.

Nossa Santa Casa ...

Leia Mais

Família Lencioni

Category: Gente Comments: 6 comentários

Brasão da Família Lencioni

O sobrenome Lencioni provavelmente teve origem em um nome pessoal. A sua origem viria de “Lencio”, uma forma abreviada de “Lorenzo”.  Variantes do nome também incluem o sobrenome “Lenci”

Os “Lencioni “vieram de Lucca (Itália) para o Brasil em 1887 deixando para trás as dificuldades econômicas vividas na Europa da época.

Eram cinco irmãos: Alexandre, Frederico, Leandro, Luiz e Eugênio, filhos de João Domingos e Catarina. Todos, exceto Alexandre e Eugênio, já vieram casados. Abriram uma olaria do bairro do Avareí e posteriormente cada um seguiu seu próprio caminho de vida.

Avante gli italiani!! Noi sappiamo le loro traiettorie?

- Alexandre casou-se com Mariquinha e abriu uma olaria no Campo Grande...

Leia Mais

Malharia Nossa Senhora da Conceição

Category: Memória Comercial Comments: Não há comentários

william lee

A História da Meia Feminina

Quando me propus a pesquisar e escrever um post sobre a Malharia Nossa Senhora da Conceição não esperava que o assunto passasse por tantos fatos pitorescos que fugissem completamente da condução na narrativa imaginada. Logicamente passei pelos textos do BSL e do Jobanito. Entretanto encontrei muito material na internet, tanto em livros disponíveis para download , teses de mestrado e até no Facebook. Mais recentemente, pude editar o post graças a contribuição de Maria Cristina Gimenes, bisneta de Luiz Simon, que reside atualmente no Canadá.

A história se desenrola desde a fuga de um monge inglês e passa pelos Barões do Café, II Guerra Mundial, chegando até os pés dos craques da Seleção Brasileira de Futebol de 1982...

Leia Mais

O Nosso Maestro, José Maria de Abreu

Category: Gente Comments: 2 comentários

JOSÉ MARIA DE ABREU(X)
Todos aqueles que acompanham a cultura jacareiense sabem que a Fundação Cultural da cidade leva o nome do compositor José Maria de Abreu. Outros que passam pelo Jardim Liberdade podem sentar na praça que o homenageia e que inclusive tem seu busto. Mas quem foi ele? Qual a importância deste músico no cenário musical brasileiro? Vamos lá então, conhecer um pouco deste jacareiense de nascença que teve suas composições levadas a todo o Brasil na fase áurea do rádio.
 
Antes de começar, melhor esclarecer que ainda existem pessoas que confundem o “nosso” José Maria de Abreu com outro músico chamado Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu) criador do inesquecível “Tico-Tico no Fubá”, que nasceu em Santa Rita do Passa Quatro em 1880.
 
O jacareiense José Maria de Ab...
Leia Mais

A Vila elevada à Cidade

Category: História da Cidade Comments: Não há comentários

Pintura de Debret em 1841

Jacareí – Pintura de Debret em 1841

As terras da região, fartas de material natural, ajudaram o desenvolvimento da lavoura do café que entrou no Vale do Paraíba por volta de 1790 e propagou-se pelos municípios.

Em 1840 a monocultura cafeeira já estava estabelecida, tornando o produto o mais importante, responsável pelo papel econômico, social e político da cidade.

A nova aristocracia, a dos Barões do Café, para manter a monocultura e seu modo de vida, passou a importar um contingente sem precedente de escravos africanos, provocando mudanças nos modos de pensar, agir e habitar...

Leia Mais

Jacareí – Origem do Nome

Category: História da Cidade Comments: 2 comentários

Antes da criação da Vila, os que aqui viviam eram chamados simplesmente de “Moradores da Paraíba”, numa referência ao rio.

O primeiro nome oficial, “Nossa Senhora da Conceição da Paraíba” vem da religiosidade portuguesa e no culto à Imaculada Conceição.

Acredita-se que a denominação atual, de origem tupi-guarani, tenha surgido antes de 1710, de forma popular e espontânea, sendo agregada, posteriormente, ao nome oficial, com pequenas alterações ao longo do tempo: Yacarahy, Jacarahy, Jacarehy e finalmente Jacareí. O nome teria surgido para distinguir nossa Vila das Vilas de Taubaté e Guaratinguetá, que também eram chamadas de Vilas do Paraíba.

Existem duas versões para o nome: uma corruptela de “Y-agûa-yerê-ei” que significa “rio-de esquina-e volta desnecessári...

Leia Mais

A Criação da Vila

Category: História da Cidade Comments: Um comentário

são vicente

Jacareí fazia parte da Capitania de São Vicente, propriedade de Álvaro Pires de Castro e Souza, 6º. Marquês de Monsanto e 1º. Marquês de Cascais. No ano seguinte a sua fundação, em 21/11/1653, diante do Capitão-mor Bento Ferrão Castelo Branco, o Capitão Diogo de Fontes e outros moradores solicitaram a criação de uma vila em nome de Sua Majestade, pois já se encontravam em número suficiente para tal intuito e não estavam podendo, também, junto com suas mulheres e filhos, obter serviços religiosos (missa e batismo, principalmente) em Santa Anna das Cruzes de Boigi Mirim, pois, para chegar a tal Vila, que ficava muito distante, os moradores tinham que percorrer um caminho muito ruim, todo ele por morros muito altos e com uma qualidade de barro “como sabão, quando chove”...

Leia Mais

Século XVII – A Fundação

Category: História da Cidade Comments: Um comentário

Os historiadores, por tradição, relatam que nossa cidade foi fundada em 1652 por Antônio Afonso e seus filhos Francisco, Bartolomeu, Estevão e Antônio, o moço, que, saindo de São Paulo com suas famílias e agregados, passaram por Santa Anna das Cruzes de Boigi Mirim, pela Aldeia Freguesia da Escada e possivelmente de canoa chegaram à Jacareí, estabelecendo-se às margens do Rio Paraíba.

A família Afonso estava entre os pioneiros paulistas que semearam povoações entre Piratininga e as Minas Gerais. Dentre estas, destaque para a Vila de Mogi das Cruzes, a primeira voltada para o interior e célula mater de Jacareí. Fomos o terceiro núcleo fundado no Vale do Paraíba, depois de Taubaté e Guaratinguetá; no Estado de São Paulo, fomos o décimo terceiro.

Contudo, existem contro...

Leia Mais

O começo de tudo

Category: História da Cidade Comments: Não há comentários

indios soldados

O caminho para o interior sucedeu, numa linha natural, a ocupação litorânea. Foram épocas de penúria e incertezas que acometeram os desbravadores ante o mundo desconhecido e selvagem. O Vale do Paraíba era um imenso sertão coberto pela mata atlântica, cortado por picadas de animais e rudimentares caminhos de índios. Desde há muito tempo, era paragem daqueles que iam para “as Gerais” em busca de ouro.

Somente em 1652, Jacareí recebeu os primeiros vicentinos. Aqui, encontrando uma terra desprovida de tudo, assentaram suas roças e passaram a viver da cultura de subsistência.

Não há um consenso quanto ao local onde tudo começou...

Leia Mais

Como conhecer a História de Jacareí

Category: História da Cidade Comments: 5 comentários

BSL(B)

Professor Benedicto Sérgio Lencioni e alguns de seus livros

Você pode ter certeza de que quase tudo que você verá neste blog é fruto de muita leitura em diversas fontes de informação que me caíram às mãos. Sempre tive muita curiosidade sobre a história da cidade, principalmente quando havia fotos antigas envolvidas. Olhando uma coisa aqui, outra ali, a curiosidade só foi aumentando.

Para nossa sorte, a história não se perdeu no tempo. Ou melhor, boa parte dela pode ser resgatada. Um árduo trabalho de pesquisa foi realizado pelo professor e ex-prefeito municipal Benedicto Sérgio Lencioni. É de sua lavra a maior parte dos livros disponíveis e que relatam a trajetória de Jacareí desde os tempos de Antonio Afonso...

Leia Mais