Alfredo Schurig

Category: Gente Comments: 8 comentários

Alfredo Schurig

Alfredo Henrique Oscar Schurig nasceu em Rio Claro (SP) em 1884. Era um homem rico e junto com o irmão Arno fabricavam parafusos. Ganharam muito dinheiro durante a Primeira Guerra Mundial quando, devido às dificuldades de importações da Europa, puderam abastecer o mercado nacional. Residiam em São Paulo mas tinham chácaras em Jacareí onde passavam os feriados e fins de semana. Aqui, Alfredo conheceu e desposou Francisca de Siqueira, moça da sociedade jacareiense, também conhecida como Chiquinha.

Sua chácara no Bairro do São João. Hoje, no local, o Educamais.

Como era um milionário de mão aberta, dotou Jacareí de alguns empreendimentos que divertiam o publico, entre eles, um estádio à beira-rio, construído em 1920 para o Esperança Futebol Clube, grande rival do Esporte Clube Elvira.

Campo do Esperança

Construiu também, em 1923, uma sede social dotada de palco e para onde trazia orquestras e peças de teatro. Esta sede ficava no n° 1 da Rua do Rosário (Rua Alfredo Schurig) e posteriormente, em 1942, foi ocupada pelo Trianon Clube.

Ele e Chiquinha Schurig (de preto) - Festa quando a rua recebeu seu nome

Registre-se, também, que em 1933, quando presidente do Corinthians, o Sr. Alfredo Schurig, corinthiano e esportista fanático, ajudou o clube a pagar as prestações da área às margens do Rio Tietê além de promover numerosas melhorias no campo e construir arquibancadas. No local hoje está implantado o Estádio Alfredo Schurig, mais conhecido como Fazendinha ou Parque São Jorge.

Estádio Alfredo Schurig

 

8 comentários em Alfredo Schurig

  • Maria Isabel B. Schurig V. Sirin  disse:

    Parabéns pela matéria, gostei muito de ler. Como bisneta de Alfredo Schurig e de Chiquinha Schurig senti-me honrada e feliz. Um abraço,
    Maria Isabel B. Schurig V. Sirin

  • Fernando Romero Prado  disse:

    Maria Isabel, seu bisavô foi uma pessoa muito importante também em nossa cidade. Conheci também o Sr. Alfredinho e Dona Odete Scherma Schurig que foram meus clientes durante anos em meu antigo restaurante. Se você tiver outros detalhes ou fotos da família ou de Jacareí, peço a gentileza de enviar para o e-mail do Site de Jacareí: contato@sitedejacarei.com.br. Abraços.

  • roberta  disse:

    Fernando, tdu bem? Em q restaurante vc coneheceu meus avós Alfredo e Odete Scherma Schurig?
    Quero muito estar em contato com vc….obrigada. Roberta Schurig Manzoli

  • Fernando Romero Prado  disse:

    Olá Roberta! Não me lembro bem o ano, mas foi algo especial pois seu avô me ligou na Rotisseria Sinhazinha onde servia refeições a domicílio. Queria encomendar refeições para a família mas queria falar pessoalmente comigo, fato incomum pois as encomendas eram feitas por telefone. Fui até sua casa na Rua N.S.Fátima então me deparei com um senhor um tanto debilitado na saúde mas que gostaria de suprir as necessidades da família nas refeições. Nesta visita que soube quem era seu avô, um nome muito conhecido na cidade.A partir daí fui responsável pelas refeições da família mesmo após o falecimento do Sr. Alfredo. Adquiri outro restaurante “Bar do Brito” onde continuei servindo Dona Odete e seu filho Alfredo Neto. O falecimento do Alfredinho foi uma surpresa para todos nós. Encerrei as atividades do restaurante em 2006, fui trabalhar em São Paulo e não tive mais contatos até que reencontrei sua avó no Edifício Pioneiro. Conversei um pouco com ela que estava muito triste pela morte do irmão Milton Scherma e também estava muito esquecida dos fatos do passado, inclusive não se lembrava mais de mim. Não a vi mais após isso. Naquela ocasião conversei com a sra. que dela cuidava, sobrenome Câmara,pois buscava fotos e histórias sobre a família. Inclusive sua avó costumava levar fotos antigas para que eu pudesse ver. Lembro muito do álbum de suas bodas de prata. Bem, era isso. Se puder me contar mais histórias e enviar-me fotos, ficaria imensamente grato. Abraços.

  • Fernando  disse:

    Maria Isabel disse:
    08/12/2013 às 21:27
    Oi Fernando, só hoje vi a sua mensagem. Vou procurar por fotos, caso vc ainda tenha interesse. Meu e-mail e bschurig@terra.com.br. O tio Alfredo, casado com a tia Odete, era irmão da minha avo Santinha, portanto meu tio avo e avô da Robertha.

  • Fernando  disse:

    Fernando Romero Prado disse:
    14/12/2013 às 23:44
    Olá Maria Isabel…Claro que tenho interesse. Quando puder disponibilizar alguma foto ou informação, por favor, peço que entre em contato. Abraços.

  • Fernando  disse:

    Henning Schürig (Germany) disse:
    18/09/2013 às 19:44
    Hallo from Germany! I read your text using Google Translator. I have the last name Schürig and it’s very rare in Germany. So I think Alfredo Schürig probably is a relative of my family.

    I plan to visit Brazil next year to see Estadio Alfredo Schürig and I’d love to meet descendants of him like Maria Isabel or Roberta.

    Please contact me: info@henningschuerig.de

  • Fernando  disse:

    Fernando Romero Prado disse:
    21/09/2013 às 21:03
    Hallo Henning, please, use Google Translator to understand my text. Gostei muito de seu comentário. Alfredo Schürig foi um grande empresário, muito importante para nossa cidade. Creio que não haja descendente direto dele vivendo em Jacareí. Eu fui proprietário de um restaurante na cidade e servia a família diariamente: conheci Alfredo Schürig Filho, mais conhecido como Alfredinho, pouco antes dele vir a falecer. Continuei servindo sua esposa e filho, Dona Odete Scherma Schürig e seu filho Alfredo Neto, mas ambos também faleceram. O Estádio Alfredo Schürig é do maior time do Brasil (minha opinião): Corinthians…mas o campo não vem sendo utilizado pois a equipe tem um centro de treinamento e está construindo outro estádio a ser usado na Copa do Mundo. Espero que encontre parentes por aqui. Abraços. Na próxima vez, veja a nova versão deste blog: http://www.blogdejacarei.com.br

Deixe um comentário

Você pode utilizar os seguintes atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>