A Estrada de Ferro do Norte começou a ser construída em 1869, partindo de São Paulo. Era financiada por capitalistas e fazendeiros, entre eles João da Costa Gomes Leitão, cafeicultor de Jacareí. Em 1876 a estrada chegou à Jacareí, período em que foi construída a primeira estação e no ano seguinte alcançou a Estrada de Ferro Dom Pedro II, empresa estatal, que saia do Rio de Janeiro com destino a Serra do Mar. As estradas ficavam separadas pelo Rio Paraíba e a travessia era feita por balsas. Após a Proclamação da República, com a construção de uma ponte e igualando-se as bitolas, as vias férreas foram unificadas criando a Central do Brasil.
As bitolas da Estrada Dom Pedro II mediam 1,60 m e as da Estrada do Norte 1,00 m. Em 29/11/1905 inaugurava-se em Jacareí a “bitola larga”. Foi um grande acontecimento na cidade, com a presença de várias autoridades e para isso foi servido um banquete no Hotel do Paschoal Marrelli que ficava na própria praça da estação. Para saudar os visitantes, discursou o professor Lamartine Delamare. Este fato aumentou em muito o movimento em nossa Estação, impulsionando o comércio que enfrentava uma crise desde a abolição da escravatura.
Além disso, foi de grande importância o parque ferroviário aqui instalado. Somente Jacareí e Cachoeira Paulista possuíam oficinas de reparos e armazéns de carga e desta forma o número de ferroviários residentes da cidade era muito grande. Por aqui chegaram Giuseppe Mattana, imigrante italiano que manufaturava botinas para o pessoal e Valentim Niero (Valentim Pinheiro) que estava entre aqueles que implantaram a nova bitola.
Durante os anos 80, o trem de carga passava dentro da cidade, pelo meio da praça Conde Frontim.Havia uma cancela que ficava na esquina da atual Activia com a sede da Fundação Cultural. A outra cancela ficava próximo ao hoje Habib’s.
Nessa época ( início dos anos 80 ), não havia a avenida ao lado do Habib’s, existiam ali alguns prédios comerciais antigos que foram demolidos para construção da avenida.