A chegada da República

Category: História da Cidade Comments: Um comentário

A Proclamação da República veio atrelada à libertação dos escravos, mas as idéias republicanas que já vinham de muitos anos, por aqui também foram vividas, sendo o senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira o responsável pela fundação do Clube Republicano.

   

Senador Joaquim Miguel de Siqueira

No célebre dia 15 de novembro, Jacareí vivia um dia comum, alheia aos notáveis acontecimentos que aconteciam nos bastidores políticos e militares. Somente no dia 17, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal tomou conhecimento oficial da nova ordem, onde o Brasil deixou de ser uma monarquia e os nossos barões, que formavam a elite imperial, já não eram as principais figuras da sociedade. Num ato de protesto, desencanto e lealdade ao imperador, o Barão de Jacareí renunciou ao cargo de vereador em 02 de dezembro.

Decorridos dois meses, em janeiro de 1890, cumprindo ordens do Governador do Estado, a Câmara Municipal foi dissolvida e substituída por um Conselho de Intendência. Na mesma data foi eleito intendente o Dr. Joaquim Miguel.

Um comentário em A chegada da República

  • Fernando  disse:

    Germana disse:
    19/05/2015 às 19:26
    Foi muito legal valendo 10 na prova tirei 9,5

Deixe um comentário

Você pode utilizar os seguintes atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>