A Revolta do Sal

Category: História da Cidade Comments: 4 comentários

Na época do Brasil colônia, a carestia do sal era muito grande: além de monopólio da Coroa Portuguesa, seu preço era exorbitante. Por volta de 1710, sabendo que depósitos na cidade de Santos estavam abarrotados daquele produto, o fazendeiro Bartholomeu Fernandes de Faria arregimentou uma tropa de mais de duzentos homens, entre agregados, índios e escravos, e partiu em direção àquela cidade. Lá convocou o Provedor da Fazenda Real que, assustado, consentiu no carregamento requerido. Apesar da coerção, o ato não se constituiu em roubo, pois foi pago um preço justo e o tributo correspondente.

Temendo a infantaria de Santos, Bartholomeu destruiu uma ponte em São Vicente para poder escapar. Entretanto, não saiu ileso, sendo posteriormente processado. Diversas diligências vieram até Jacareí tentar prendê-lo, mas foram sempre recebidas à bala. Fugiu para Itanhaém onde, pobre e doente, foi preso e mandado à Bahia, morrendo bexiguento em 1720. O consternado povo baiano doou dinheiro para seu enterro.

Imagem ilustrativa - Pintura de Debret - Soldados e Índios de Mogi das Cruzes

4 comentários em A Revolta do Sal

  • Fernando  disse:

    Elis Regina disse:
    28/12/2013 às 21:43
    nao achei o que eu procurava…

  • Fernando  disse:

    Fernando Romero Prado disse:
    29/12/2013 às 12:31
    Olá Elis. Como diz o post, naquela época a carestia do sal era muito grande. Isto significa que o sal era um gênero de primeira necessidade, tanto para as pessoas como para o gado. Diante disso, como a Coroa tinha o monopólio da comercialização, eles estocavam sal para aumentar seu preço. Daí a revolta…

  • Fernando  disse:

    Elis Regina disse:
    28/12/2013 às 21:45
    eu quero somente as causas da revolta do sal.

  • Fernando  disse:

    Marilena de Souza disse:
    18/04/2015 às 15:57
    Sou guia de turismo e fiquei sabendo que existe uma programação na cidade de Jacarei muito culrural, denominada a Revolta do Sal, inclusive com apresentação teatral. gostaria de obter mais informações sobre o tema. para desenvolver um roteiro e colocar na minha agenda de turismo.

Deixe um comentário

Você pode utilizar os seguintes atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>