Jacareí na Guerra do Paraguai

Category: História da Cidade Comments: Não há comentários

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi originada pelos desentendimentos em relação às fronteiras entre os países envolvidos (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), também quanto à liberdade de navegação nos rios platinos e como razão última a consolidação dos Estados nacionais na região.

Ao Vale do Paraíba interessava uma breve solução para o conflito que trazia problemas para a economia cafeeira e tornava-se um grande sorvedouro da mão-de-obra escrava. Os cafeicultores de Jacareí mobilizaram-se, tendo o Coronel Leitão contribuído financeiramente e assumindo a responsabilidade pelas despesas dos que fossem prejudicados ou inutilizados na Guerra.                                                               

João José de Jesus, o nosso Corneteiro Jesus, escravo de um coronel local, é tido como herói nesta Guerra e teria participado da Batalha de Tuiuti como um dos “Voluntários da Pátria”. Entretanto não existem provas cabais quanto à sua existência, tampouco menção a seu nome nos relatórios da Batalha. Segundo alguns historiadores, poderia ter havido confusão com o corneteiro Tibúrcio de Paula, voluntário oriundo de Jacareí e condecorado pelo Governo Imperial.  Teria sido o Corneteiro Jesus apenas uma lenda?

Imagem Ilustrativa - Pintura de Cándido Lopez - Batalha de Tuiuti

Deixe um comentário

Você pode utilizar os seguintes atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>