Sorveteria Leal

Memória Comercial | Não há comentários

A pequena sorveteria entre as bençãos de Deus

Quem é de fora e não conhece a cidade, ao passar pela Praça Conde Frontin quase não repara naquele pequeno estabelecimento comercial encravado entre as atuais Igreja do Bonsucesso e a Igreja Universal, antes cine Rio Branco.

Comandada a muitos anos por Jessé Antônio do Nascimento, a Sorveteria Leal tem uma história de longevidade e admiração por partes de todos os jacareienses.

A sorveteria foi fundada por volta de 1937 por uma tia paterna de Jessé, chamada Maria Auxiliadora do Carmo, mais conhecida como Carminha e que era casada com um italiano de nome Rafael. O negócio começou do outro lado da praça, num terreno vago ao lado do Bar Brasil e que era usado para guardar os carros da família Máximo.  Os demais tios de Jessé, assim como Pedro, seu pai, mineiros de Pouso Alegre, aprenderam com o italiano todos os segredos artesanais na produção de sorvetes.

Dona Carminha, fundadora da Sorveteria Leal

A sorveteria leva a marca “Leal” pois esse era o nome de um dos tios de Jessé, Leal Alves do Nascimento que comandou o negócio após a separação do casal proprietário. Leal foi sucedido pelo irmão Pedro que esteve a frente do comércio por aproximadamente 55 anos. Devido a um problema de saúde do pai, Jessé se desfez do Bar Avenida (foi também proprietário da Lanchonete Xodó) e passou pra trás do balcão da sorveteria.

Jessé preparando uma das delícias da Sorveteria Leal

A Leal foi e continua sendo ponto de encontro de muita gente em busca de notícias que rolam na cidade além de ser o local onde se pode apreciar um bom frappé, um picolé salada de frutas, um pão doce com queijo minas além da melhor salada de frutas com sorvete. 

Deixe um comentário