A Vila elevada à Cidade

Category: História da Cidade Comments: Não há comentários

Pintura de Debret em 1841

Jacareí – Pintura de Debret em 1841

 

As terras da região, fartas de material natural, ajudaram o desenvolvimento da lavoura do café que entrou no Vale do Paraíba por volta de 1790 e propagou-se pelos municípios.

Em 1840 a monocultura cafeeira já estava estabelecida, tornando o produto o mais importante, responsável pelo papel econômico, social e político da cidade.

A nova aristocracia, a dos Barões do Café, para manter a monocultura e seu modo de vida, passou a importar um contingente sem precedente de escravos africanos, provocando mudanças nos modos de pensar, agir e habitar. As casas de morada foram transferidas das fazendas para as cidades; os costumes se afrancesaram; ao mesmo tempo em que se embarcava café, desembarcavam-se baixelas de prata, mobílias, mármores de Carrara e pianos.
O desenvolvimento da lavoura, aliado ao crescimento populacional e, por conseqüência, o fortalecimento do comércio, fez com que a vila fosse elevada à categoria de cidade em 03 de abril de 1849.

Deixe um comentário

Você pode utilizar os seguintes atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>