Sobre o Blog

Category: História da Cidade Comments: 8 comentários

Blog de Jacareí – Uma Viagem pelo Tempo, assim como outros inúmeros blogs, é resultado de um trabalho de pesquisa que começou como um simples passatempo, na busca pela história da cidade.

Tive a oportunidade e o privilégio de conhecer alguns jacareienses que se dedicaram a pesquisar, mais a fundo, o nosso glorioso passado. Alguns buscaram na fonte, em documentos antigos, como o nosso maior historiador, o professor e ex-prefeito municipal Benedicto Sérgio Lencioni que nos dá, em inúmeros livros e crônicas, a oportunidade de conhecer o desenrolar da nossa história. Outros acompanharam de perto nosso passado mais recente e deixaram seus relatos em páginas de jornais. É o caso do jornalista João Baptista Denis Netto, o Jobanito, com quem tive o prazer de conviver por algum tempo no Lions Clube Centro. Responsável por uma coluna semanal no Jornal Semanário, esta deu origem a um delicioso livro chamado “Pelas Ruas da Cidade”. Outro grande conhecedor de nossa história, detentor de inúmeras fotografias antigas, é o comerciante e advogado Luis José Navarro da Cruz que também teve, no mesmo semanário, uma coluna chamada “Retratos da Cidade”.

Inspirado e debruçado nas fontes acima, mas ainda com muitas dúvidas diante de versões diversas e controversas sobre determinados fatos, resolvi levar para as páginas virtuais as histórias que me chegam às mãos. 

O presente e o passado agora se encontram neste espaço amplo e democrático, onde posso compartilhar o conhecimento adquirido, expor um número maior de fotos e textos que permitem os livros impressos além, é claro, de poder obter dos internautas a ajuda necessária que me ajudará a melhor contar a história da nossa cidade.

Espero que gostem da viagem.

8 comentários em Sobre o Blog

  • Cleusa Pires  disse:

    Muito bom seu blog, parabéns! Fico imaginando como deveria ser bom “aqueles” tempos.

  • Wander  disse:

    Fernando que legal reencontra-lo nesse blog. Parabéns pelas pesquisas que nos faz voltar ao passado. Grande abraço do amigo Wander.

  • Fernando Romero Prado  disse:

    Fala Wander….legal que você tenha gostado. Vou fazendo aos poucos, a medida do possível. Abraços.

  • Gabriela Machado Benedito  disse:

    Olá, gostei muito do deu blog.
    Eu sou bisneta do José Aparecido Machado, o pai dele meu tataravô antigamente era dono do bairro Nova Esperança, ele construiu uma grande parte de Jacareí, mas nossa família não foi citada no seu blog, a família Machado fez parte da hitória de Jacareí e ainda faz.

  • Fernando Romero Prado  disse:

    Obrigado pelo comentário. Poderia me enviar fotos e informações sobre a família Machado? Ficaria feliz em transcrever a história de mais uma família que ajudou no crescimento da cidade.

  • Tiele  disse:

    Parabéns pelo seu trabalho.Realmente não é fácil ter certas informações sobre Jacareí englobando tudo. E através da sua ‘curiosidade’, é que você revela acontecimentos fantásticos.No meu caso, eu estou fazendo um trabalho sobre a Economia de Jacareí. Meu grupo e eu achomos melhor começarmos pelo início, desde as primeiras fábricas e nós sabemos o quanto é difícil acharmos informações a este respeito.Fiquei muito feliz em achar seu blog e espero que você continue postando. Obrigada!

  • Fernando  disse:

    Luiz Carlos Bertoncello disse:
    06/08/2013 às 21:09
    Fernando, estivemos juntos no sábado dando tratos ao resgate do Fempo. Tenho um jornal de 1971 que gostaria de te encaminhar para suas considerações. Para onde encaminho?

  • Fernando  disse:

    João André disse:
    30/10/2014 às 0:33
    Parabéns! Seu blog é demaaais! Como é bom saber a história de nossa querida cidade.

Deixe um comentário

Você pode utilizar os seguintes atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>