CENE / Silva Prado

Cantos e Recantos | 17 comentários

Quando pensamos no “CENE” ou “Silva Prado”, como usualmente chamamos a escola instalada na Rua Barão de Jacareí, geralmente não temos ideia do início de sua história.

Tudo começou em 1936 quando foi criado o Ginásio de Jacareí por lei municipal. Tal Ginásio funcionava em um casarão na Rua XV de Novembro, local onde mais tarde esteve o Colégio Antonio Afonso. Em 1941 a escola passou à responsabilidade da “Sociedade Mantenedora do Ensino de Jacareí” que tinha por função cuidar da sua organização e orientação, mantendo cursos para o atendimento tanto da população local quanto das cidades vizinhas. À época, a inspeção era feita pela União.

Ginásio Municipal na rua XV de Novembro que posteriormente abrigou a Escola Antonio Afonso

Decorrida quase uma década, em 1945, o Interventor Federal no Estado de São Paulo, Dr. Fernando Costa, decretou a criação do Ginásio Estadual que ofereceria “ensino secundário”. Mas havia uma condição: a Prefeitura teria que doar ao Estado um terreno de 10 mil m² para a construção do futuro prédio da escola e ceder, a título de empréstimo, o prédio e as instalações do Ginásio Municipal  enquanto o novo estabelecimento não ficasse pronto.

A criação do Ginásio Estadual abriu novas perspectivas para o ensino na cidade. Assim, dois anos depois, em 1947, foi criado em Jacareí, o Curso Normal, que passou a formar professores.

O Interventor Fernando Costa, coincidentemente, faleceu em Jacareí em 1946 em acidente automobilístico.

1947 – Às 10,30 horas chegou à cidade o Dr.Caio Dias Batista, Secretário da Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, em nome do governador Adhemar de Barros, para presidir o ato que marcou o início da construção do edifício na rua Barão de Jacareí que abrigaria a Escola Normal e Ginásio Estadual.

O Colégio ainda em obras

Escola em fase final de obras

Vista aérea do Colégio

Confundiu o Colégio? O projeto foi padrão e esta escola é em Rio Claro.

Dez anos depois, em 1957, foi criado o Colégio Estadual, oferecendo o curso ginasial e normal. Daí o nome “CEEN”: Colégio Estadual e Escola Normal. Para facilitar a pronúncia, virou “CENE”.

Em 1962, o vereador Antonio Nunes de Moraes Junior encabeçou uma indicação ao Governador do Estado, Carvalho Pinto, que acabou por decretar a nova denominação da escola: “Colégio Estadual e Escola Normal “Dr. Francisco Gomes da Silva Prado”

Francisco Gomes da Silva Prado, que os íntimos chamavam de “Bilé”, foi oficial da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocupou várias funções governamentais (Chefe da Casa Civil do Governo Paulista e Chefe da Procuradoria Jurídica do Estado), foi parlamentar (Deputado Federal) e trouxe vários benefícios para Jacareí, como o Posto Emissor de Carteiras Profissionais, cessão de viaturas policiais, reformas dos prédios do Fórum e Cadeia, além de ajudas específicas a moradores que precisavam de atendimento médico em outras localidades. Especificamente para a escola que leva seu nome, Silva Prado liberou a verba que permitiu concluir sua construção, na época o maior e mais importante edifício público da cidade.

Antonio Nunes de Moraes Junior, Governador Carvalho Pinto e seu assessor Francisco Gomes da Silva Prado

Em 1964, o Colégio foi denominado Instituto de Educação Estadual (IEE) “Dr. Francisco Gomes da Silva Prado”.

Repare no “IE” (Instituto de Educação) nas blusas dos estudantes nesta formatura do Curso Normal nas dependências do Trianon Clube.

A escola sempre esteve presente em desfiles cívicos

Desfile Cívico – Década de 1960

Desfile Cívico – Década de 1970

A fanfarra do “Silva Prado” sempre fez bonito em suas apresentações

Banda do Instituto de Educação Silva Prado de Jacareí desfila no Vale do Anhangabaú, durante o Concurso Colegial de Bandas e Fanfarras, em 1966.

Fanfarra do “Silva Prado” desfilando na Praça Conde Frontin

Fanfarra do “Silva Prado” em apresentação em frente à antiga Estação Rodoviária.

Abaixo, foto recente da Escola Estadual “Dr. Francisco Gomes da Silva Prado”

EE “Dr. Francisco Gomes da Silva Prado”

17 comentários em CENE / Silva Prado

  • Alberto Capucci Filho  disse:

    Muita gente não sabe que o FEMPO nasceu no CENE, com o nome de Festival Estudantil de Música e Poesia. Como estávamos em plena ditadura militar, não foi aceita a ideia de se fazer um festival de música, nos moldes dos festivais da Record. A condição imposta pelas autoridades foi que entre uma música e outra fosse declamada uma poesia, para evitar que os ânimos se exaltassem demais. Quem me contou isso, em 2009, foi o João Bosco Lencioni, um dos organizadores do FEMPO.

  • walnery  disse:

    Ameiiiiii que saudades! Eu estava nessa fanfarra e foram bons tempos! Um bj gde en nossa professora de Artes.

  • Eliete Turci  disse:

    saudadesssssssssss da turma do CENE, tempo que escola educava e ensinava.

  • Eliete Turci  disse:

    olha eu no desfile cívico de 70

  • yolandabarbozadasilva  disse:

    Eu pertenci á primeira turma do curso normal que inaugurou o prédio da escola-EE <> ,em agosto de 1957 . Que saudade !

  • Marilena Masiero Paris  disse:

    É muito bom ter feito parte dessa história ao Vivo, (fotos da fanfarra 1964, capitã das flautinhas) e agora a cores, depois de mais de 40 anos!

  • Judith Aparecida Natal Bonocchi  disse:

    Adorei!!! Rever minha querida escola Antonio Afonso e o CENE, sem contar as fanfarras da qual tive a felicidade de participar….

  • alan da silva  disse:

    que saudade dos tempos de criança nunca mais volta mas e muito gostoso alembrar do tempo de infancia valeu

  • juliana madid  disse:

    que tempo bom. que saudade da fanfarra.era maravilhosa

  • Fernando  disse:

    Katia disse:
    02/08/2013 às 11:12
    Achei muito interessante a matéria da escola Silva Prado.

  • Fernando  disse:

    Sandra M Massud disse:
    03/08/2013 às 21:35
    Que saudades! Eu fazia parte da fanfarra e estava presente, no Vale do Anhangabaú, quando ficamos em 2º lugar no concurso, perdendo para Rancharia… Que saudades!

  • Fernando  disse:

    Raul caetano disse:
    15/03/2014 às 0:19
    Gostei muito de ver estas fotos, com calma vou visitar e viajar no Blog todo, parabéns.

  • Fernando  disse:

    Andre luis Alves disse:
    02/01/2015 às 14:19
    Adorei ver essas fotos,fui integrante da Fanfarra Municipal no final da década de 80 e meados da década de 90 e quando criança cheguei a ver a fanfarra do CENE em atividade.Aliás Jacareí tinha muitas fanfarras naquela época,como as fanfarras do colégio Paraíso (Thereza Porto Marques),Escola Maria Augusta,fanfarra da JAM.Bem que a prefeitura de Jacareí e o governo do estado pudessem incentivar a formação de fanfarras na cidade novamente,era tão bom e bonito os desfiles cívicos !

  • Fernando  disse:

    Suzana Truyts Bau Segarra disse:
    03/04/2015 às 23:31
    Estudei de 1981 a 1988 no CENE, 4 anos de primário e 4 anos de ginásio ou, todo o 1o. grau como se classificava na época. Uma formação que me proporcionou o ingresso no curso técnico da ETEP em São José dos Campos, mais tarde engenharia, direito e outras muitas especializações, pós-graduação e o mestrado no ITA. Com saudade, me lembro das professoras Neide Salgado e Dilah Leite Siqueira, responsáveis pela base dos meus estudos. Também saudade dos colegas de classe, pois a educação e respeito entre nós e com relação aos mestres são raros hoje em dia. Não posso deixar de lembrar da Sra. Zaíra, nossa inspetora paciente e atenciosa com todos. Anos gloriosos… Esse colégio formou grandes personalidades.

  • Fernando  disse:

    Cristóvão Alexandre disse:
    07/07/2015 às 17:46
    Estudei no CENE de 1974 a 1980…que saudades de professores e colegas…Tonhão, Seu Osmar prof. de desenho, dona Talma, dona Terezinha da 4ª série, dona Beatriz da 1ª série…que saudades…

  • Fernando  disse:

    Cristóvão Alexandre disse:
    07/07/2015 às 17:47
    Parabéns pelo blog…

  • Fernando  disse:

    Cristóvão Alexandre disse:
    07/07/2015 às 17:48
    Suzana Truyts, vc lembrou bem, dona Neide Salgado, estudei com ela…e fui colega de classe do filho dela…

Deixe um comentário