Jacareí – Origem do Nome

História da Cidade | 2 comentários

Antes da criação da Vila, os que aqui viviam eram chamados simplesmente de “Moradores da Paraíba”, numa referência ao rio.

O primeiro nome oficial, “Nossa Senhora da Conceição da Paraíba” vem da religiosidade portuguesa e no culto à Imaculada Conceição.

Acredita-se que a denominação atual, de origem tupi-guarani, tenha surgido antes de 1710, de forma popular e espontânea, sendo agregada, posteriormente, ao nome oficial, com pequenas alterações ao longo do tempo: Yacarahy, Jacarahy, Jacarehy e finalmente Jacareí. O nome teria surgido para distinguir nossa Vila das Vilas de Taubaté e Guaratinguetá, que também eram chamadas de Vilas do Paraíba.

Existem duas versões para o nome: uma corruptela de “Y-agûa-yerê-ei” que significa “rio-de esquina-e volta desnecessária” haja vista que o rio Paraíba é sinuoso e em determinado local faz uma grande curva, indo em direção contrária ao curso normal.

Entretanto, aquela mais aceita diz que o nome vem de “yacaré-y”, que significa “água ou rio de jacarés”, da época que esses enormes répteis habitavam o rio Paraíba e lagoas próximas. Em 1960, nos fundos da Escola Agrícola ainda eram encontrados jacarés nativos.

2 comentários em Jacareí – Origem do Nome

  • Carlos Braz Machado  disse:

    Historiadores de plantão !!! Por favor, favor elucidar esse enígma, qual a real origem do nome de Jacareí ??? Essas duas “estórias” acima eu já havia ouvido falar, contar, lido, etc…. Por favor revelem………

    Abraços de um mineiro que já se sente jacareiense.

  • silviamar aparecida de miranda freire  disse:

    Primeiro não sou historiadora, mas li bastante a respeito de Jacarei e penso que o nome quer dizer curva do rio, pois o rio parabaiba fazia uma grande curva adentrando na cidade e seu curso foi mudado para facilitar a vida das pessoas. Sou descendente do barão e sei um pouquinho da história da minha familia, mas vc vai achar sobre o assunto pesquisando aqui na net pq muita coisa foi postada.Um abraço
    Silviamar

Deixe um comentário