O começo de tudo

História da Cidade | Não há comentários

indios soldados

O caminho para o interior sucedeu, numa linha natural, a ocupação litorânea. Foram épocas de penúria e incertezas que acometeram os desbravadores ante o mundo desconhecido e selvagem. O Vale do Paraíba era um imenso sertão coberto pela mata atlântica, cortado por picadas de animais e rudimentares caminhos de índios. Desde há muito tempo, era paragem daqueles que iam para “as Gerais” em busca de ouro.

Somente em 1652, Jacareí recebeu os primeiros vicentinos. Aqui, encontrando uma terra desprovida de tudo, assentaram suas roças e passaram a viver da cultura de subsistência.

Não há um consenso quanto ao local onde tudo começou. Alguns historiadores mencionam o largo do Avareí, um terreno baixo e pantanoso, que só foi melhorado à custa de muitos aterros, onde se encontra um templo dedicado a São Sebastião. Outros, entretanto, defendem que nossa origem se deu no Largo da Matriz, num ponto mais alto, fora do alcance das enchentes do Rio Paraíba, um local seco e bem arejado que antecede o Largo do Avareí para quem, naquela época, chegasse vindo de canoa de São Paulo.

Deixe um comentário